sábado, 12 de dezembro de 2009

Saúde orienta sobre cuidados na compra de brinquedos para o Natal

Com a aproximação do Natal, as lojas de brinquedos ficam repletas de pais à procura do melhor presente para seus filhos. Mas é preciso ficar atento a algumas dicas na hora da compra. Brinquedos inadequados podem trazer sérios riscos à saúde das crianças. Por esse motivo a Secretaria de Estado da Saúde dá algumas recomendações para que os pais possam comprar brinquedos de forma adequada para cada idade.
“Com respeito às regras básicas de segurança, é possível comprar o brinquedo dos sonhos das crianças sem colocar sua saúde em risco”, afirma Ricardo Tardelli, coordenador estadual de Saúde.

- Brinquedos com ruídos excessivos podem causar sérios danos à audição;

- Evite brinquedos com formas e cheiros que imitem alimentos; as crianças tendem a engoli-los;

- Atenção aos brinquedos que possuem partes cortantes ou pontiagudas, que podem ocasionar ferimentos;

- Em hipótese alguma adquira brinquedos compostos por substâncias tóxicas ou de fácil combustão;

- Verifique prazo de validade e condições de garantia do brinquedo. Brinquedos têm, sim, prazo de validade

- Atenção aos brinquedos que possam levar a sufocamento (cordas, balões ou peças muito pequenas);

- Adquira o brinquedo de acordo com a faixa etária ou idade do seu filho. Por lei, os fabricantes devem transmitir essa informação no rótulo;

- Verifique se a embalagem do brinquedo possui informações sobre o fabricante (nome, CGC, endereço);

- Evite brinquedos que possam ocasionar choque elétrico;

- Os brinquedos devem conter selo de segurança fornecido pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Homens-bolha e Rio Pinheiros viram arma contra aids em SP

A Secretaria de Estado da Saúde promove a partir desta terça-feira, 1º de dezembro, dia mundial da luta contra a Aids, uma grande campanha de conscientização sobre a importância da prevenção. Seis bolhas ficarão dispostas ao longo do rio Pinheiros, com laços vermelhos em seu interior, simbolizando a campanha que visa diminuir os níveis de transmissão do HIV _o último levantamento realizado no Estado de São Paulo apresentou queda de 64% na transmissão em 10 anos.
Com 5 metros de diâmetro, as bolhas transparentes estarão dispostas no trajeto entre a ponte Cidade Jardim e a ponte Estaiada, totalizando um percurso de quase 2 quilômetros. As bolhas ficarão sobre balsas de mais de 3 metros. Elas ficarão lá até o dia 6 de dezembro.
Todas as bolhas estarão iluminadas e poderão ser vistas durante a noite. Já no entorno da Marginal Pinheiros, estarão dispostas placas com os dizeres “Com proteção a Aids não chega até você”.
Em frente ao parque Trianon, na avenida Paulista, e no Vale do Anhangabaú, próximo ao cruzamento da av. Ipiranga com a Líbero Badaró,ficarão dois homens-bolha interagindo com as pessoas que passam pelo local e chamando a atenção para a importância da prevenção contra a Aids.
Também haverá ação na praça da Sé, em parceria com o município de São Paulo e a Agência Aids, com a realização de testes anti-HIV, das 9h às 16h, e distribuição de material, incluindo viseiras, bottons, bolinhas anti-estresse e imãs de geladeira.

Campanha prorrogada

A Secretaria decidiu indicar a prorrogação da Campanha “Fique Sabendo”, de incentivo à testagem precoce anti-HIV no Estado de São Paulo para o dia 15 de dezembro. A campanha, iniciada em 16 de novembro e que terminaria nesta terça-feira, 1º de dezembro, disponibilizou 150 mil exames, entre eles 20 mil testes rápidos, para a população paulista.
No total, 450 municípios se cadastraram para participar da campanha. O Estado de São Paulo conta com 104 Centros de Testagem e Aconselhamento, dos quais 77 realizam teste rápido. Aproximadamente 2.000 unidades de saúde participam da campanha, com cerca de 30 mil profissionais da saúde de diferentes áreas (gestores, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratório, administrativos, logística e transporte, entre outros) envolvidos na ação. No ano passado, 383 municípios participaram da iniciativa e foram realizados cerca de 120.000 testes, entre eles 7.000 testes rápidos.
O teste anti-HIV é oferecido em todo o país de forma gratuita e sigilosa. Para informar-se sobre os locais de testagem no Estado de São Paulo, acesse o site: www.crt.saude.sp.gov.br ou ligue para 0800 16 25 50.