sábado, 28 de novembro de 2009

PROJETO DATAS COMEMORATIVAS

Olha o pessoal do ciclo I agitando esta escola!!!!!







PREVENÇÃO TAMBEM SE ENSINA!!!!


PROJETO PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA!!!

ACONTECEU NO DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2009 O PROJETO PREVENÇÃO NA ESCOLA EDMUNDO, TIVEMOS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E EJA...FOI UM SUCESSO|!!!!!

SEGUEM AS FOTOS!!!!


domingo, 22 de novembro de 2009

Saúde inicia megacampanha de combate à hanseníase

Secretaria de Estado da Saúde realiza no período de 23 a 30 de novembro uma campanha de combate à hanseníase. Com o tema “A informação é o início do caminho para a cura”, a campanha contará com a distribuição de um milhão de flyers, 50 mil folderes para profissionais de saúde e 25 mil cartazes em unidades de saúde de todo o Estado.
A campanha desse ano ganhou uma novidade. Em parceria com a Fundação Paulista contra a Hanseníase, um hotsite vai ao ar no começo da campanha para ajudar a difundir o assunto. O endereço virtual é www.hanseniasetemcura.com.br. O site tem diversas informações sobre a doença para a população em geral e uma área restrita a profissionais de saúde com a possibilidade de downloads de material de campanha.
“A população precisa conhecer a doença para que possa identificar os primeiros sinais e procurar uma unidade de saúde. Com o tratamento adequado é possível curar a doença”, explica Mary Lise Carvalho Marzliak, diretora do Programa Estadual de Combate à Hanseníase.
Em 2008 foram registrados 1.976 casos novos no Estado. Desses, 75 foram em crianças. Isso indica que há transmissão ativa. Para uma criança adoecer é porque há um adulto doente convivendo com ela. Por isso é importante que a população conheça os sintomas para que busque o tratamento e interrompa a transmissão da hanseníase.
A hanseníase é uma doença que se instala principalmente em nervos e pele. Ela é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento. Acomete homens e mulheres, adultos e crianças de todas as classes sociais.
Os principais sintomas são manchas na pele que não doem e não coçam, manchas com quedas de pêlos, manchas esbranquiçadas, caroços avermelhados ou castanhos em qualquer parte do corpo, áreas com ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. Ao perceber algum destes sinais, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do SUS. Se não tratada ou tratada tardiamente pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés e olhos.

domingo, 15 de novembro de 2009

Saúde lança megacampanha de testagem de HIV

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação do Programa Estadual DST/Aids-SP, realiza em novembro a segunda edição da campanha “Fique Sabendo”, de incentivo à testagem precoce anti-HIV no Estado de São Paulo. A campanha será realizada entre os dias 16 de novembro (próxima terça-feira) e 1º de dezembro, quando serão disponibilizados 150 mil testes, entre eles 20 mil testes rápidos, para a população do Estado de São Paulo.
O diagnóstico precoce e o início do tratamento antirretroviral em momento oportuno são imprescindíveis para a qualidade de vida dos portadores de HIV/aids. Levantamento apresentado pelo Programa Nacional DST/Aids (PN DST/AIDS), em sessão Especial sobre HIV/aids, na Assembléia Geral das Nações Unidas, em 2008, revelou que em São Paulo 42% chegam tarde aos serviços.
O Ministério da Saúde estima que cerca de 630 mil brasileiros são hoje portadores do vírus HIV. Desses, 255 mil ainda não sabem seu status sorológico. A partir desses dados, os Programas Nacional, Estadual e Municipal DST/Aids decidiram estruturar planos para o incentivo a testagem precoce, dentro e fora dos serviços.
A Campanha visa estimular a população do Estado de São Paulo a realizar o teste anti-HIV. "Com acesso facilitado ao teste anti-HIV acompanhado de pré e pós aconselhamento, as pessoas têm a possibilidade, caso descubram ser soropositivas, de iniciarem o seguimento clínico muito mais cedo, aumentando a chance de ter uma melhor qualidade de vida”, explica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.
Até o momento, 450 municípios já se cadastraram para participar da campanha. O Estado de São Paulo conta com 104 Centros de Testagem e Aconselhamento, entre eles 77 realizam teste rápido. Aproximadamente 2.000 unidades de saúde participarão da atividade, com cerca de 30 mil profissionais da saúde de diferentes áreas (gestores, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratório, administrativos, logística e transporte, entre outros) envolvidos na ação. No ano passado, 383 municípios participaram da iniciativa e foram realizados cerca de 120.000 testes, entre eles 7.000 testes rápidos.
O teste anti-HIV é oferecido em todo o país de forma gratuita e sigilosa. Para informar-se sobre os locais de testagem no Estado de São Paulo, acesse o site: www.crt.saude.sp.gov.br ou ligue para 0800 16 25 50.
Este ano, a campanha Fique Sabendo-SP será lançada oficialmente na Casa das Rosas (Av Paulista, 37), dia 16 de novembro, às 11h, com a presença dos coordenadores dos Programas Estadual e Municipal DST/Aids, diretoria do Instituto Adolfo Lutz, Fórum de Ongs Aids-SP e Casa das Rosas, parceiros no programa. Haverá testagem rápida durante todo o dia no local, com apoio do Programa Municipal DST/Aids-SP

domingo, 8 de novembro de 2009

Saúde alerta para cuidados com o calor e o tempo seco

O tempo quente e seco pegou São Paulo em cheio, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. A situação exige cuidados para manter a saúde em dia. A Secretaria de Estado da Saúde preparou uma série de dicas de prevenção que podem ajudar os paulistas a evitarem problemas de saúde neste período.

- Ingira muita água. Sucos naturais frescos (feitos com higiene) e água de coco são boas opções para bebidas;

- Prepare os alimentos o mais próximo possível do horário de consumo;

- Mantenha os alimentos e bebidas refrigerados em temperaturas preferencialmente abaixo de 5º C;

- Substitua frituras por alimentos assados, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos;

- Durma em local arejado e umedecido. Podem-se utilizar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos;

- Fique atento às variações de temperatura. Na rua costuma-se estar calor, mas ao entrar em ambiente refrigerado a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças;

- Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;

- Use soro fisiológico para olhos e narinas, em caso de irritação;

- Pacientes com antecedentes de doenças alérgicas respiratórias, como bronquite e rinite, costumam ter crises com a baixa umidade do ar. É importante procurar um médico e, claro, seguir suas recomendações.

- Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos;