sábado, 31 de outubro de 2009

Mulheres alcoólatras aprendem a consumir bebidas com as mães

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), que envolveu 62 mulheres com cerca de 40 anos, sendo 32 delas alcoólatras, revelou que o vício do alcoolismo em mulheres é aprendido em casa, principalmente com as mães.

Para os médicos, a maior causa da existência de gerações de alcoólatras em uma mesma família não está na genética, e sim nos hábitos adquiridos na infância por influência das mães que apresentam o vício.
Após uma avaliação social e psicológica das participantes, constatou-se que em 23,3% dos casos as mulheres alcoólatras tinham mães com o mesmo vício, sendo que em 20% dos casos o companheiro também era alcoólatra. Além disso, observou-se também que na maioria dos casos, a relação entre mães e filhas era conflituosa e as filhas eram obrigadas a tomar pequenos goles diante das imposição das mães alcoolizadas. Desta forma, tanto o corpo quanto a mente destas jovens se tornaram dependentes e como o problema vem da infância, fica ainda mais difícil de tratar.
O alcoolismo é uma doença grave que altera o sistema nervoso da pessoa comprometendo sua saúde física e mental. Para tratar o problema é preciso disciplina e muita paciência, pois, o alcoólatra demora a perceber e aceitar o problema e resiste ao tratamento em função da sensação de prazer, que o álcool causa.
Mulheres que precisem de ajuda para enfrentar o alcoolismo podem procurar o Programa de Atenção à Mulher Dependente Química (PROMUD) do Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas (HC), da FMUSP. O programa gratuito presta atendimento multidisciplinar destinado exclusivamente à mulheres. O telefone para primeiro contato é (11) 3082-1876.

Saúde realiza I Encontro Paulista de Prevenção e Controle das DST/Aids

Como prevenir-se das DST/AIDS hoje? É preciso diversificar as estratégias de prevenção, disponibilizar insumos necessários e utilizar todos os meios de comunicação para garantir que a informação chegue a todas as populações e comunidades. Para avaliar os métodos utilizados ontem, discutir os recursos disponíveis hoje e pensar a revenção de amanhã, a Coordenação Estadual DST/Aids promoverá de 4 a 6 de novembro, no Hotel Bourbon Convention (Av. Ibirapuera, 2927, Moema, SP), o I Encontro Paulista de Prevenção e Controle das DST/Aids.


O evento apresentará o cenário contemporâneo no campo das DST/aids, a epidemia no Estado de São Paulo e subsídios para as políticas de prevenção, a importância da parceria entre governo e sociedade civil para o trabalho de prevenção às DST/aids, vulnerabilidade nas diferentes fases da vida e contextos e os desafios da prevenção para os tempos atuais.

"Neste encontro, vamos discutir com profundidade as questões relativas à prevenção às DST/AIDS no Estado, contemplando situações de diversidade própria das grandes metrópoles assim como a especificidade dos pequenos municípios, sempre preocupados em atender as necessidades da populações geral e também as mais vulneráveis", observa Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Trabalhos inovadores provenientes de todo Estado de São Paulo serão apresentados em forma oral ou pôster durante o evento. Entre eles: o teatro como ferramenta na prevenção as DST/HIV/aids no complexo penitenciário de Hortolância-SP, abordagem das DST/HIV junto a adolescentes confinados e ações de prevenção na estratégia saúde da família às populações vulneráveis ao HIV/aids.

No dia 4 de novembro serão realizados dois eventos: III Encontro Estadual Aids e Religiões a Mostra Saúde e Educação 2009. O primeiro terá por objetivo compartilhar experiências de sucesso realizada com grupos religiosos (evangélicos, afro-brasileiros, católicos) em vários municípios, desde 2001. Um os pontos altos do evento será a discussão sobre diversidade sexual e religião e o suporte religioso prestado em hospitais e serviços de assistência especializada. "Hoje temos experiências e lições aprendidas que já podem ser ampliadas para todo Estado", comenta Paula Sousa, do Núcleo de Atenção Básica da Área de Prevenção.

A Mostra Saúde e Educação 2009 antecederá o Encontro Paulista de Prevenção e Controle às DST/Aids, e tem como meta proporcionar a troca de experiências entre os diversos atores que desenvolvem ações relacionadas à redução dos diferentes contextos de vulnerabilidade nos quais os adolescentes brasileiros encontram-se inseridos. "O objetivo desta atividade é dar visibilidade aos projetos e experiências bem-sucedidas em saúde e educação preventiva em DST/aids, com jovens e adolescentes no Estado de São Paulo no âmbito do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas", explica Elvira Filipe, gerente da Área de Prevenção.

A organização deste evento está a cargo da Comissão Intersecretarial Saúde e Educação, composta pela Coordenação Estadual DST/Aids, Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria da Educação, Movimento de Adolescentes do Brasil e Grupo de Adolescentes Multiplicadores.

Autoria: Assessoria de Imprensa - 30/10/09

domingo, 18 de outubro de 2009

SP abre inscrições para megamutirão de mamografia

A Secretaria de Estado da Saúde realiza no próximo dia 14 de novembro (sábado) um megamutirão de mamografia em todo o Estado. Serão disponibilizadas 307 unidades de atendimento espalhadas por 139 municípios em todas as regiões do Estado. As mulheres serão atendidas com horário marcado.
Para participar do mutirão, as mulheres, que devem ter 40 anos ou mais, precisam agendar o atendimento por telefone. Também é necessário um pedido de exame feito por um médico, da rede pública ou privada. O agendamento poderá ser feito a partir de segunda-feira, 19 de outubro, e vai até 28 de outubro. Na Grande São Paulo serão 93 unidades de atendimento disponíveis. A expectativa é atender cerca de 200 mil pacientes em todo o Estado.
As mulheres serão atendidas primeiramente no dia 14 (sábado)_ quem não conseguir nessa data, será atendida em até dez dias. Após o resultado do exame de mamografia, a paciente receberá acompanhamento médico até o diagnóstico preciso do caso.
O agendamento deve ser feito na própria unidade onde a mulher preferir fazer o exame (veja abaixo a lista das unidades). Se não houver mais vagas disponíveis nesta unidade, a paciente poderá realizar a mamografia em qualquer outro hospital participante do mutirão. Todas as unidades participantes terão identificação.
Esta é uma iniciativa do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria, lançado em 2007 pelo governador José Serra e pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
“O diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama são fundamentais para aumentar as chances de cura da doença. Por isso é tão importante que as mulheres aproveitem o mutirão e façam o exame”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.
As mulheres que tiverem qualquer dúvida sobre o mutirão podem ligar para a Ouvidoria da secretaria nos telefones 150 (somente para a capital); ou (11) 3066-8359, 3066-8684, 3066-8349 e 3066-8065 (Grande São Paulo e interior); ou, ainda, diretamente nos Departamentos Regionais de Saúde da sua região

domingo, 4 de outubro de 2009

Enem adiado - Nota Oficial

O Ministério da Educação informa que as provas do Enem marcadas para este final de semana foram adiadas por motivos de segurança.
O Inep já possui uma segunda prova e deve anunciar a nova data nos próximos dias, depois de reorganizar a logística.
O Ministério da Educação já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.
Os estudantes inscritos serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da confirmação da nova data e do local das provas.
Em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês.
O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso.